Como reutilizar a casca do seu ovo caipira

Você já parou para pensar na quantidade de ovos que são consumidos diariamente por pessoas do mundo todo? 

Só no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Proteínas Animais, em 2018 cada brasileiro consumiu em média 212 ovos. 

Com o alto consumo de ovos, são descartadas muitas cascas por aí, mas o que muita gente não sabe é que elas podem ser reaproveitadas e utilizadas de várias maneiras.

As cascas podem ajudar no crescimento de plantas, e até auxiliar no dia a dia de uma cozinha. Confira abaixo sete dicas de como a casca do ovo pode ser reaproveitada antes de ir para o lixo. 

Adubo 

As cascas de ovos podem colaborar para que suas plantas fiquem mais bonitas e saudáveis. Para isso, é só colocar as cascas em um liquidificador ou triturador e depois adicioná-las na terra em que a planta estiver. 

As cascas de ovo são ricas em cálcio, e com o auxílio desse mineral, as plantas crescem mais fortes e saudáveis.

Novas mudas de plantas

Mais do que se tornar adubo para as plantas, a casca do ovo pode servir como vaso para a criação de mudas de plantas. Para isso, é preciso colocar metade de uma casca em uma caixa de ovos ou em um lugar que forneça apoio para que a casca não caia. 

Após fazer isso, acrescente terra e a semente da planta escolhida. A semente plantada, absorverá os nutrientes que a casca do ovo oferece, dessa forma, crescerá mais forte e saudável. 

Quando a muda já estiver alcançando cerca de 7 cm, ela deve ser passada para um vaso maior, ou para um jardim, de acordo com o tamanho que sua espécie pode vir a atingir. 

Giz

A casca de ovo também pode ser usada para diversão das crianças, ela é um dos ingredientes para a produção de giz caseiro. 

Para fazer o giz é necessário moer as cascas de ovos, até que elas se transformem em uma farinha bem fina. Depois, em um recipiente adicione a farinha da casca de ovo e uma colher de farinha de trigo, misture as duas farinhas e acrescente água na mistura. A quantidade de água varia, mas deve ser colocada até que a mistura tome uma consistência pastosa. 

Depois disso, é só acrescentar corante, mexer bem, até ficar na cor  desejada e colocar a massa em uma forma. Um rolo de papel higiênico pode ser utilizado como uma alternativa de forma, é só tampar seu fundo com uma fita crepe, para que não vaze a mistura. É preciso esperar cerca de 12 horas, para que a mistura seque e tome a consistência de giz. Depois disso é só partir para a brincadeira. 

Amolador de lâminas

Com o tempo, as lâminas de um liquidificador ou triturador podem ir perdendo o corte, e a casca de ovo pode ajudar a resolver esse problema e fazer com que as lâminas voltem a ser afiadas como as de um eletrodoméstico novo. Para isso, basta colocar as cascas dentro do liquidificador ou triturador, e moê-las. Quanto mais cascas forem utilizadas, mais afiadas ficarão as lâminas. 

Limpeza de panelas

A casca do ovo pode ajudar na hora da limpeza do dia a dia. Quando é feito o preparo de algum alimento em uma panela, e após lavá-la, ainda fica alguma sujeira grudada, difícil de sair, a casca do ovo pode ser a solução. 

A casca pode atuar como uma esponja de aço, ajudando a remover as partículas de comida presas e ainda à polir a panela, só que de uma maneira muito mais ecológica.

Para isso, basta dar uma leve triturada na casca, colocá-la em uma esponja úmida, com detergente, e lavar a panela normalmente. 

Farinha para consumo 

O cálcio é um importante mineral para o funcionamento saudável do corpo humano, sua ausência pode trazer uma série de complicações e problemas para a vida das pessoas, como por exemplo, fraturas ósseas mais frequentes, formigamentos constantes, dentes fracos, sangramento na gengiva. 

A farinha da casca do ovo é uma aliada na ingestão de cálcio, mas para consumi-la é necessário realizar alguns processos.

Primeiramente as cascas devem ser lavadas em água corrente e a película que fica na sua parte interna deve ser retirada totalmente. Após isso, as cascas devem ir ao forno à temperatura de 180°C por aproximadamente uma hora.

Depois, elas devem ser trituradas, até que se transformem em uma farinha fina, peneire-as e retire os pedaços maiores. Quanto mais fina a farinha, melhor é a absorção do cálcio no organismo. 

Depois desses processos a farinha já está pronta para o uso, e pode ser adicionada no preparo de massas. Utilizar a farinha da casca do ovo não influencia no sabor dos alimentos que serão preparados.

Mas atenção, a farinha da casca de ovo não substitui a ingestão de outro alimentos que são ricos em cálcio, ela deve ser consumida em conjunto, e só um nutricionista pode indicar a quantidade necessária de cálcio que deve ser ingerida ao longo do dia. 

Farinha para consumo de cachorros

A farinha da casca de ovo, feita para o consumo humano também serve para complementar a alimentação do seu pet. 

Cachorros que consomem alimentos naturais, comida feita em casa, podem precisar de suplementação na sua alimentação para ajudar a suprir necessidades de minerais, e a casca do ovo pode atuar como um suplemento. 

O processo para a produção da farinha para o seu pet, deve seguir os mesmos procedimentos da farinha da casca de ovo feita para o consumo humano. 

Rica em cálcio, o recomendado é acrescentar meia colher de chá da farinha na alimentação do seu animal. O cálcio presente na casca do ovo, ajudará no fortalecimento de ossos e dentes do seu pet.

Viu só como a casca do ovo pode ser reutilizada de várias formas? 

Leave a reply