A cor da casca do ovo

Muitas pessoas acreditam que a cor da casca do ovo é um dos fatores que definem se o ovo apresenta uma boa qualidade. Essas pessoas defendem que para o ovo ser caipira de verdade é necessário que possua casca na cor azul, esverdeada ou marrom. Porém, isso não passa de lenda popular. 

O fato das pessoas acharem que os ovos de casca colorida são caipiras, que vieram direto das fazendas, fazem com que o preço deles seja maior, mas muitas vezes eles são de granja.

O que define a cor da casca do ovo, seja ela marrom, branca ou azul, são fatores genéticos. Cada raça de galinha possui uma cor característica na hora de produzir os ovos. 

A cor das penas das galinhas está ligada à cor dos ovos que elas colocam, galinhas de plumagem marrom clara ou escura botam ovos marrons e galinhas de penugem branca botam ovos brancos.

Alguns exemplos de raças e as cores de seus ovos:

Embrapa 51, colocam ovos com tons mais amarronzados.

Leghorn, produzem ovos brancos.

Rhode Island Reds, conhecida também como galinha vermelha poedeira, produzem ovos marrons.

Araucana, produzem ovos de casca azul.

As galinhas poedeiras brancas, comparadas às galinhas de outras raças, produzem um número maior de ovos e esse fato junto com os mecanismo que as granjas utilizam para atingir uma alta produção, geram um número muito alto de ovos, por isso esse tipo de galinha é mais comum em granjas. 

A alimentação das galinhas não muda a cor da casca do ovo, por isso não há como saber se um ovo é caipira mesmo só observando isso. Muitas vezes você pode consumir um ovo de casca marrom achando que ele é caipira mas na verdade ele está cheio de química.

A alimentação modifica apenas a cor da gema do ovo, as galinhas de granja, por exemplo, vivem a base de ração e por isso seus ovos possuem a gema mais clara. Em alguns casos podem ser adicionados à alimentação desses animais aditivos que buscam escurecer a cor da gema, mas a qualidade nem se compara à dos ovos de galinhas caipira. 

Os ovos caipira de verdade possuem a gema em um tom bem forte, chegam a ser de coloração laranja, pois as galinhas que os produzem possuem uma alimentação à base de vegetais, o mais natural possível. 

A cor da casca do ovo não interfere nos nutrientes que estão presentes no ovo, seja ele de casca azul ou branca, a quantidade de proteínas e minerais são as mesmas.

Nós do ovOvo produzimos e entregamos à você da região de Belo Horizonte, ovos caipiras de verdade, sempre pensando no bem estar das nossas galinhas e na qualidade desses ovos. Além disso, contribuímos com uma melhoria na renda familiar dos nossos fornecedores, pequenos agricultores da região, fazendo com que o produto deles chegue até você.

Para ter acesso aos nossos ovos caipira é só entrar no site, se tornar um associado, definir qual a quantidade de ovos, a frequência de entrega ideal e pronto! No horário marcado os ovos estarão na sua casa, diretamente da fazenda para você.

Leave a reply