11 Truques para o preparo de ovos que vão facilitar sua vida na cozinha

O ovo é um alimento versátil, utilizado no preparo de receitas deliciosas ou consumido sozinho, está sempre presente em nossas casas. E todo mundo sabe que existem alguns truques culinários que facilitam o dia a dia na cozinha. Pensando nisso, reunimos algumas dicas relacionadas ao preparo de receitas que utilizam ovos, confira:

Ovo fresquinho

Um truque para saber se um ovo caipira está fresco ou velho é colocá-lo em um recipiente cheio de água. Se o ovo afundar, significa que ele é novo e está ótimo para o consumo. Já se o ovo boiar, significa que ele não está tão fresco, mas não necessariamente que está estragado, é preciso abri-lo para averiguar. 

Ovo bom para o consumo

Outra dica para saber se o ovo caipira está estragado e balançá-lo perto do ouvido. Se enquanto você o balança conseguir ouvir algum barulho, o ovo não está bom para o consumo. 

Armazenamento de ovos

O ovo caipira quando já está cozido pode ser mantido na geladeira por até cinco dias. Para conservá-lo sem que haja ressecamento, e ele continue bom para o consumo, coloque-o em um recipiente com água e tampe-o antes de ir para geladeira. 

Ovo frito 5 estrelas

Uma dica para um ovo caipira frito saboroso e bonito, é prepará-lo no fogo baixo. Dessa forma o ovo não ficará com aparência escura e ficará mais macio para o consumo. 

Casca fácil de tirar

Um truque para tirar a casca do ovo com mais facilidade, é cozinhá-lo por 12 minutos, que devem começar a ser contados a partir do momento em que a água começar a ferver. Depois coloque o ovo cozido em um copo e cubra-o com água gelada.Tampe a boca do copo com a mão e balance-o bastante. Fazendo isso, na hora de descascar o ovo a casca se soltará com mais facilidade, sem grudar na clara.

Sem cascas na receita

Às vezes na hora de quebrar o ovo para preparar alguma receita, pode acontecer de um pedaço de casca cair junto com a clara e a gema, e tirar esse pedaço de casca é uma tarefa difícil. Ela escorrega e parece não querer sair de jeito nenhum. Um truque para resolver isso, é utilizar a própria casca do ovo, que seria descartada, como uma colher para tirar a lasca. Dessa forma, é possível tirar facilmente a lasca e sua receita pode continuar a ser preparada.

Adeus cheiro forte de ovo

Sabe quando você vai preparar uma receita e quando ela fica pronta, o cheiro desagradável de ovo predomina? Esse mau cheiro pode ser evitado, para isso, basta peneirar as gemas antes de acrescentá-las no preparo da receita. 

Ovo inteiro

O vinagre pode ser um ótimo ingrediente para ajudar no preparo do seu ovo. Algumas gotas de vinagre na água em que o ovo estiver sendo cozido, ajuda a fazer com que ele não quebre ou rache durante seu cozimento. 

Sem bagunça na hora de cozinhar o ovo

Já aconteceu com você a situação em que no momento de cozimento do ovo, a clara começou a vazar? Isso acontece porque o ovo está rachado, e o vinagre também pode resolver esse problema. Logo que você perceber que a clara começou a sair, coloque umas gotas de vinagre na água, pois fará com que o vazamento pare. 

Panela clarinha

Colocar um pouco de vinagre na água em que será cozido o ovo caipira, também ajuda a fazer com que a panela não escureça durante o cozimento.

Mas atenção, não deve ser utilizado muito vinagre, para o cozimento de um ovo, uma colher de sopa já é o suficiente. Se o vinagre for colocado em excesso pode fazer com que os ovos cheirem mal e fiquem com seu gosto. 

Ovo perfeccionista

Você sabia que é possível fazer com que seu ovo caipira cozido fique com a gema centralizada? Quando o ovo já estiver na água do cozimento e ela começar a ferver, mexa com uma colher dentro da panela, criando uma espécie de redemoinho para o ovo. Dessa forma, seu ovo será cozido de maneira uniforme e a gema ficará bem centralizada. 

Já conhecia essas dicas? Conta pra gente se você conhece dicas para o preparo de ovos!

Leave a reply